5 doenças que dão direito à aposentadoria infantil

Existe aposentadoria infantil?

Tecnicamente, é errado falar em aposentadoria infantil. Afinal, aposentadoria é para trabalhador. Porém, uma criança pode receber BPC-LOAS com valor de um salário-mínimo!

Exames e Documentos Necessário

Documento de identidade (RG, CNH, CTPS ou Passaporte), comprovante de endereço, laudos médicos informando a doença (CID).

Cegueira

A cegueira é a perda total ou parcial da visão. Pode ser causada por fatores genéticos, ambientais ou doenças. As pessoas cegas podem ter direito ao benefício dependendo do grau de incapacidade.

Paralisia cerebral

 É causada por danos no cérebro que ocorrem antes, durante ou logo após o nascimento. As pessoas com paralisia cerebral podem ter dificuldade em andar, falar, comer e realizar tarefas cotidianas. 

Autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. As pessoas com autismo podem apresentar dificuldade em se relacionar com outras pessoas, entender o mundo ao seu redor e expressar suas emoções. 

Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma condição genética que afeta o desenvolvimento mental e físico.  As pessoas com síndrome de Down podem ter atraso no desenvolvimento intelectual, dificuldade de aprendizado. Em regra, possuem direito ao BPC.

Paraplegia

É causada por danos na medula espinhal que ocorrem na região lombar ou sacral. As pessoas com paraplegia podem ter dificuldade em andar, controlar a bexiga e o intestino e realizar tarefas cotidianas.   

Qual prazo para o primeiro pagamento?

O prazo para o INSS pagar o benefício é de 45 dias após a aprovação da perícia. Se houver atraso ou o benefício não for concedido, o segurado pode recorrer à Justiça.

Quais documentos para dar entrada?

– RG e CPF de todos o núcleo familiar; - Laudos médicos; - Comprovante de renda familiar; - CadÚnico atualizado;

Saiba mais sobre os benefícios do INSS

Conteúdo Gratuito!

Explicamos tudo sobre INSS em nosso site. Desde benefícios como auxílio-doença e BPC até aos mais avançados, como aposentadoria especial!