Como recorrer de uma decisão do INSS?

Conhencendo o CRPS e como recorrer

O INSS é o órgão responsável pela concessão de benefícios , como aposentadorias, auxílios e pensões. No entanto, o INSS pode negar um benefício. Nesses casos, é possível recorrer da decisão.

Prazo para Recurso

30 dias contados da data da ciência da decisão. Geralmente, do recebimento da carta de concessão ou indeferimento do benefício ou do extrato de processo.

Como recorrer de maneira bem feita?

Você não precisa de um advogado para recorrer, isso é uma verdade. Porém, para um recurso ser bem feito, você tem que entender o porquê do INSS ter negado. Um advogado previdenciário poderá te auxiliar nesse passo.

Acompanhamento do Recurso

O segurado pode acompanhar o andamento do recurso pelo site do INSS. Para isso, é necessário acessar o Meu INSS e clicar na opção "Consultar Andamento de Benefício".

Quando o recurso é julgado procedente

Se o recurso for julgado procedente, o INSS deve conceder o benefício ou alterar a decisão original. Nesse caso, o segurado será notificado da decisão e terá direito à todos atrasados!

Quando o recurso é julgado improcedente

Se o recurso for julgado improcedente, o INSS mantém a decisão original. Nesse caso, o segurado poderá ingressar com ação judicial. O importante é não desanimar! 

É necessário advogado?

Não é necessário, porém a ajuda de um advogado para preparar o recurso e acompanhar o andamento do processo. Além de apresentar os argumentos mais fortes e a aumentar as chances de sucesso do recurso.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS

Conteúdo Gratuito!

Recorrer de uma decisão do INSS é um direito do segurado. Ao seguir as orientações deste story, o segurado poderá aumentar as chances de ter seu recurso julgado procedente.