Por Ribeiro Cavalcante Advocacia
01/05
O bloqueio TBM ocorre quando há alguma diferença entre os dados informados pelo segurado e aqueles cadastrados no INSS. É necessário ligar para o INSS para resolver a situação.
02/05
No caso do bloqueio RL que acontece quando o INSS constata que o segurado tem direito a receber um benefício maior do que o que ele está recebendo. Logo, o segurado precisa comprovar as informações para que o INSS libere o pagamento correto.
03/05
Por fim, o bloqueio de dados bancários acontece quando o INSS detecta algum erro nos dados bancários informados pelo segurado. Desse modo, a situação também precisa ser regularizada junto ao INSS para que os pagamentos sejam liberados normalmente. Se você pediu a transferência do benefício há menos de 60 dias, tem que se esperar.
04/05
Antes de tudo, saiba que a duração do bloqueio automático é entre 30 e 90 dias! Mas dá, sim, para desbloquear antes desse tempo! Para desbloquear é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão do INSS. A Central de Atendimento ao Cidadão pode ser contatada através do número 135 ou do site: Meu.INSS. É importante lembrar que os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
05/05
O HISATU significa "histórico de atualizações" e está disponível no PLENUS, que é o sistema interno do INSS. Ele só é acessado por servidores do INSS e pessoas autorizadas. No HISATU há a tela da última alteração no cadastro e com ele você vai saber exatamente o dia que seu benefício vai ser desbloqueado. Se não conseguir desbloquear, peça a tela HISATU do seu benefício e descubra!
Quer saber mais sobre desbloqueio de benefício? Temos um artigo falando mais detalhes, acesse!