O INSS paga pelo tempo de espera da perícia? Saiba tudo: 2023

por Lucas Ribeiro Cavalcante
O INSS paga pelo tempo de espera da perícia?

Sim, desde que haja o reconhecimento do direito! O benefício é devido desde a Data de Entrada do Requerimento – DER. Entretanto, a perícia decidindo pela ausência de incapacidade, não haverá pagamento dos atrasados. O que é a DER? Ela pode ser alterada? Mas e o caso de perícia em outra cidade? Por que o INSS demora para realizar a perícia?

Por que a perícia do INSS demora tanto?

Por que a perícia do INSS demora tanto

Segundo dados do Boletim Estatutário da Previdência Social, em 2022, foram concedidos 2.576.437 auxílios-doenças ano passado. Entretanto, o total de requerimento solicitados foi de 5.266.552 benefícios. Isso dá, nacionalmente, uma média de mais de 26.000 perícias por dia útil.

Ou seja, 49% dos benefícios foram concedidos e 51% foram rejeitados!

De outro lado, o INSS possui um número cada vez menor de médicos, principalmente pelo envelhecimento da classe e crescente número de médicos aposentados, além da inexistência de novos concursos.

Assim, a demora se dá pelo pequeno número de pessoas aptas a analisar o seu benefício.

Perícia em outra cidade e o reembolso dos gastos.

Pericia em outra cidade e o reembolso dos gastos

Como pontuado no tópico anterior, existem poucos médicos peritos do INSS. Isso faz que algumas agências não realizem perícias. Assim, se houver deslocamento para uma outra cidade, o segurado terá direito ao reembolso dos gastos. Veja o Art. 91 da Lei 8.213/91:

Art. 91. Será concedido, no caso de habilitação e reabilitação profissional, auxílio para tratamento ou exame fora do domicílio do beneficiário, conforme dispuser o Regulamento. 

Assim, um requerimento informando o comparecimento à perícia em outra cidade, algo simples, deverá ser feito para o pagamento desse reembolso.

O que é DER?

O que é DER?

A DER é a Data de Entrada do Benefício. Ela é fixada no dia em que foi agendado ou realizado o requerimento do benefício. Ou seja, o contato inicial com o INSS, seja por telefone ou site, em que foi realizado o agendamento (no caso do 135) ou o requerimento do benefício (no caso do MEU.INSS) será o dia da DER.

A DER pode ser alterada?

Sim, há alteração da DER nos seguintes casos:

Assim, só falte o agendamento realizado quando extremamente necessário.

Conclusão. DIP na DIB e DIB na DER.

DIP é a data inicial de pagamento. A DIB é a data de início do benefício. Por fim, como já explicado, a DER é a data de entrada de requerimento.

Assim, em regra, o requerente receberá os atrasados desde o primeiro contato – em que agendou ou solicitou – o benefício previdenciário.

Seu benefício foi indeferido? A Ribeiro Cavalcante Advocacia pode ajudar.

Quais os possiveis efeitos na pontuacao de credito por acoes revisionais de emprestimos

1. A Ribeiro Cavalcante Advocacia é tem setor especializado em auxílio-doença que oferece assistência jurídica para a obtenção de benefícios previdenciários. Nossa equipe conta com profissionais altamente qualificados com mais de 10 anos de experiência na área, incluindo ex-funcionários do INSS.

2. Nossa equipe entende as complexidades envolvidas na concessão de benefícios previdenciários, bem como as regras e regulamentos que regem o processo. Isso nos permite oferecer orientação jurídica especializada para nossos clientes, assim como a capacidade de identificar e abordar questões legais que possam afetar o resultado.

3. Oferecemos a nossos clientes uma análise completa do caso e da documentação existente para identificar os requisitos necessários para a concessão do auxílio-doença indeferido administrativamente. Nossa equipe também tem expertise para ajudar os clientes a apresentar suas alegações de forma persuasiva ao INSS.

4. Nossa equipe desenvolverá uma estratégia de defesa jurídica específica para cada caso, garantindo que as alegações sejam apresentadas de forma clara, completa e convincente.

5. Por fim, nossa equipe tem um histórico comprovado de sucesso na obtenção de benefícios previdenciários para nossos clientes. Estamos confiantes de que podemos ajudar os nossos clientes a obter o auxílio-doença indeferido administrativamente de forma rápida e eficaz.

beneficio previdenciario indeferido advogado

 

Você pode se interessar:

deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logo Telegram

Faça parte do nosso canal no Telegram

Receba informações do INSS 

com antecedência!

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?
Seu Salário Mínimo na Aposentadoria em Risco? Siglas do INSS: DCB, DER, DIB, DII e NB DIB: O que é? Pensão por Morte: Quem Tem Direito e Como Solicitar? BPC e Pensão por Morte: pode receber os dois?