Como conseguir acesso ao CNIS?

por Lucas Ribeiro Cavalcante
CNIS-Extrato-Previdenciário

O CNIS é um documento de extrema importância para a realização de cálculos de benefícios do INSS. Ou seja, o CNIS é o extrato de suas contribuições. Existem três meios de conseguir acesso ao CNIS: Meu INSS, Internet Banking e uma ida a agência da previdência social.

O CNIS, também chamado de extrato previdenciário, exibe os locais que a pessoa trabalhou e os seus salários. Portanto, essa é a maior diferença do CNIS resumido para o completo. Explico: o completo mostra salários e durações dos empregos, inclusive a variação dos valores – como pagamento de férias. No resumido, mostra apenas o período laborado.

O simplificado serve para calcular o tempo de contribuição, de outro modo, o completo serve também para cálculo de Renda Mensal Inicial, a famosa RMI. Além disso, caso você sofra algum acidente, você poderá descobrir se ainda era segurado, ou não, assim possuindo direito a auxílio-doença ou auxílio-acidente.

Como conseguir o CNIS?

Basicamente, há três meios de conseguir o acesso ao CNIS:

  • Através do Meu INSS
  • Pelo seu Internet Banking
  • Indo a uma agência do INSS

Aqui explicaremos o passo a passo.

O MEU INSS

O Meu INSS é um portal que permite ao segurado solicitar implantação de benefícios, revisões, documentos, certidões. Assim, se torna desnecessário a ida até uma Agência da Previdência Social – APS.

O cadastro é feito através do gov.br. Inicialmente, parece ser um cadastro bastante chato e complicado, pois são pedidas diversas informações, tais dados são solicitados para sua segurança! Eventualmente, pergunta-se locais em que morou, trabalhou, etc.

O gov.br é uma plataforma importante, pois lá você consegue acessar seus dados do SUS, FIES, diversos programas sociais, desconto em multas, entre outras coisas.

Passo a passo de cadastro no gov.br

Para fazer o gov.br, você seguirá os seguintes passos:

  • Visite o portal gov.br;
  • Clique em “Acesse sua conta gov.br”;
  • Clique em “Crie sua conta”;
  • Informe os seguintes dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail;
  • Clique em “Não sou um robô” e, após ler os termos de uso, clique em “Aceito os termos de uso e política de privacidade”;
  • Responda às perguntas solicitadas pelo sistema para verificar seus dados;
  • Escolha como deseja receber a autorização de registro: envie para o telefone de registro por e-mail ou SMS;
  • Após receber o e-mail ou SMS de ativação, você deve clicar no link enviado para ativar a conta. Nota: O link só é válido por 15 minutos, após o qual você precisa reenviar a solicitação;
  • Após clicar no link de ativação, a última etapa é notificar novamente o CPF e escolher uma senha. Depois disso, clique em “Criar senha” e pronto! A conta gov.br pode ser usada para registro no Fies e outros serviços do governo federal.

Como expedir o CNIS no Meu INSS

Feito o cadastro, basta entrar no Meu INSS e pesquisar por CNIS.

Campo de pesquisa do MEU INSS, você deverá escrever "CNIS"

Após clicar na opção “Extrato de Contribuições (CNIS)” aparecerá a seguinte tela:

Extrato de contribuições onde mostra os locais que trabalhou e suas remunerações

Veja o meu caso, ali consta dois vínculos empregatícios que tive. O primeiro “Francisco” e o segundo “Pop Internet LTDA.”

O primeiro, censurei algumas informações, no segundo, não. Ali estão o CNPJ do empregador, sua razão social e o período de trabalho. Além disso, o salário. Após isso, basta clicar no botão azul, “baixar pdf”.

Pop-up que pergunta se deseja a versão completa ou resumida do CNIS

Nessa tela você terá a opção de baixar a versão completa ou a versão resumida. Se deseja saber quanto você receberia no caso de algum benefício, a versão necessária é a completa. Caso deseje saber se tem qualidade de segurado, a versão resumida é suficiente.

Como acessar o CNIS pelo Internet Banking

Essa função está disponível no bancos mais populares como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, mas não em todos. Infelizmente, o Nubank e o Banco Inter não possuem essa ferramenta.

Cada banco, possui um meio diferente, mas geralmente eles são bastante semelhantes. Veja como funciona no App da Caixa:

Após ter acessado a sua conta, corrente ou poupança,pelo aplicativo do banco, aparecerá o botão FGTS e INSS. Na imagem abaixo, ele está circulado em vermelho, veja:

No app da caixa tem uma opção para gerar CNIS, basta clicar em FGTS e INSS

Após clicar no botão, um menu vai aparecer te dando as opções FGTS e INSS. Assim, você clicará em INSS e após disso, no botão Extrato Previdenciário. Assim terá acesso ao seu CNIS.

Após clicar em FGTS e INSS, aparecerá um novo menu. Assim, clique novamente em INSS e, em seguida, em extrato previdenciário.

Como solicitar o CNIS na agência de previdência social

Por fim, a última opção é a que exige mais esforços, mas a mais simples. Desse modo, você terá que se deslocar até uma agência, pegar uma fila e solicitar ao atendente seu CNIS.

Para isso, deverá levar a Carteira de Trabalho. Por si só, ela já serve como documento de identificação, mas recomendamos portar RG e CPF também. Logo, você sairia com o extrato previdenciário (CNIS) em mãos.

O escritório Ribeiro Cavalcante atua com excelência na área previdenciária, em todo país digitalmente. O nosso WhatsApp é (85) 2180-6488 ou você pode mandar uma mensagem por aqui.

Artigos relatados

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
2 meses atrás

[…] sem os documentos solicitados, mas com aqueles que a autarquia previdenciária possui – CNIS, por exemplo. A falta de resposta da carta de exigência do INSS não resulta obrigatoriamente no indeferimento […]

Iniciar conversa...
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?