Regime de bens: qual a importância?

O regime de bens é conjunto de regras que regulam a administração dos bens do casal. Em geral, se não foi pactuado um regime distinto no casamento ou se inexiste pacto pré-nupcial, o regime é o de comunhão parcial de bens. Mas, no final das contas, qual a importância do regime de bens?

A tipo do regime de bens traz diversos no momento da dissolução do matrimônio ou união estável. Aliás, erroneamente se pensa que um casamento termina exclusivamente pelo divórcio ou separação. Na verdade, existem outras formas de extinção do conjúgio como o óbito de um dos cônjuges. Assim, haverá influência do regime de bens no momento da partilha da herança. Nesse artigo, te explicaremos qual a importância e reflexos que a escolha, ou não, do regimes de bens traz no fim do casamento ou da união estável.

Continue lendo

Separacao obrigatoria de bens o que e

Separação obrigatória de bens para casamento após os 70 anos: o que é?

Muito se fala em golpe, quando há um casamento de uma moça mais nova com um senhor na melhor fase da vida, idade superior a 70 anos. O contrário, aliás, também é plenamente possível! Entretanto, buscando evitar esses golpes, a lei obriga aos nubentes a adesão ao regime de separação de bens. Por ser feito em obediência a lei e não por desejo das partes, a esse tipo de regime de bens é dado o nome de separação legal de bens ou separação obrigatória de bens. Nesse artigo, explicaremos as consequências do casamento após os 70 anos, seja reflexos na pensão por morte, na herança e na vida financeira.

Continue lendo

Fui demitido: quais são meus direitos? Lei Maria da Penha: Medidas Protetivas de Urgência 13º para BPC: Direito e Benefício: vai sair? 5 Doenças Que Dão Direito à Aposentadoria: Isenção de Carência